Jovens e adolescentes

Estudo bíblico para adolescentes impactante – Compromisso

Quer um estudo bíblico para adolescentes que leve essa turma a uma reflexão? Então, se liga nesse estudo. Quanto mais cedo assumimos nosso compromisso com Deus, melhor nos preparamos para os dias de conflitos, turbulências ou tribulações. Por isso, assumir nosso compromisso com Deus pode te ajudar a evitar muitos problemas.

Eu me converti nesta fase da vida (é, faz tempo) e posso atestar que criar um relacionamento com Deus na adolescência foi importantíssimo para construir uma base forte de minha fé. 

Para este estudo bíblico para adolescentes, quero usar como referência a passagem de Elias e os profetas de Baal, narrado em 1 Reis 18. Se você quer assumir um compromisso forte com Deus, leia este texto com atenção e, depois, reflita sobre o que você aprendeu. 

Se você vai usar este estudo bíblico para adolescentes para ministrar em sua igreja, então, recomento, que você leia, antes 1 Reis 18, pois aqui, vou selecionar apenas alguns trechos para que o texto não fique muito grande. 

Introdução Estudo Bíblico para Adolescentes 

Existe um ídolo hoje em dia que vem tomando conta da sociedade. Cada vez mais pessoas adoram este ídolo, inclusive dentro da Igreja. Não é um ídolo feito de madeira ou de barro.  E não é jogador de futebol também.

Se você for ministrar este estudo bíblico para adolescentes em sua igreja, então, você pode até fazer uma dinâmica bem simples. Leve um espelho dentro de uma caixa de sapato ou de qualquer outra forma que eles não vejam que é um espelho. 

Então, chame um ou outro para ver que ídolo é este. Porém, ele não pode falar para os demais que ídolo é este. O adolescente, então, verá seu próprio reflexo no espelho.  

Se a sua classe for pequena pode deixar que todos vejam. Porém, se for muito numerosa, pode chamar somente alguns jovens para esta dinâmica. Depois, você prossegue com seu estudo bíblico para adolescentes.  Quando eu fiz esse estudo na minha igreja, chamei só umas quatro ou cinco pessoas porque a sala tinha umas 40 pessoas.

Pois é. Hoje em dia as pessoas se tornaram seus próprios ídolos. Algumas pessoas famosas, que não acreditam em Deus, dizem que somos um pouquinho de “deus” neste mundo. Porém, a verdade é que somos nossos próprios ídolos, por isso, algumas pessoas se achem “deuses”. 

Talvez, você pense que não se idolatra. Porém, em muitas situações nos sentimos orgulhosos, não assumimos erros e não admitidos que não somos tão bom como gostaríamos. Além disso, como veremos neste estudo bíblico para adolescentes, até mesmo quando sentimos vergonha, estamos nos idolatrando. Antes que você fique com raiva de mim, leia o texto com atenção.

Assuma a responsabilidade de seus erros 

O primeiro sinal de que estamos nos idolatrando é quando temos dificuldade em reconhecer nossas falhas. Ao ler 1 reis 18, vemos que o rei Acabe, apesar de ser um rei que fazia tudo errado, acreditava que os problemas de Israel não eram sua responsabilidade. 

Ao se reencontrar com Elias, disse: 

E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? 1 Reis 18:17 

Acabe não admitia que a falta de chuva era sua responsabilidade. Este é problema comum, mesmo entre os cristãos. Quando pecamos, tentamos justificar nosso erro com frases do tipo: 

  • Estão todos fazendo isso 
  • Até na igreja, tem gente que faz isso. Não tem nada demais 
  • Eu só fiz isso porque fui provocado. Não fui eu que comecei 

É como queimar o bife e dizer: “a culpa não é minha, o fogo que é muito quente”. Admitir nossa responsabilidade é uma tarefa difícil porque somos nosso próprio ídolo. Não queremos admitir que erramos e pecamos porque, em muitos casos, somos orgulhosos. 

Portanto, o primeiro sinal de que estamos sendo idólatras de nós mesmos é a dificuldade de assumir nossa responsabilidade em nossos próprios pecados. Este é o primeiro ídolo que vamos derrubar neste estudo bíblico para adolescentes. 

Não tenha medo da opinião pública 

Sei que você já levantou a mão em sala de aula só pra ir com a maioria. Ou tomou uma decisão conforme a maioria, só pra não ser visto como diferente e tirarem sarro de você. Também já fiz muito isso.

Outro ídolo comum é o desejo de ser bem-visto por todos e ser querido por todos. Isso nos torna tolerantes com o pecado. Pois o medo de entrar em conflito com a opinião da maioria. Se todos na escola acreditam na evolução, ou se todos seguem um mesmo influencer, ou se estão acompanhando um seriado, ou ouvindo a mesma música. Temos medo de nos posicionar contra. 

Queremos fazer parte de um grupo de amigos e, por isso, aceitamos o pecado em nossa vida, só pelo medo de nos posicionar contra a opinião pública. O segundo ponto importante deste estudo bíblico para adolescentes é que devemos ter coragem de nos posicionar contra a maioria, quando necessário. 

Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. 1 Reis 18:22 

Precisamos de coragem para nos posicionar contra a opinião pública. Por isso, é importante saber ter argumentos para nos posicionar. Elias desafiou os profetas de Baal porque ele sabia o que estava fazendo. 

Temos medo e vergonha de nos posicionar porque nosso “ídolo interior” não deseja que sejamos rotulados como “fanático, burro, ignorante ou atrasado”, por exemplo. Então, encoraje seu grupo, durante este estudo bíblico para adolescentes, a saberem argumentar sobre sua fé quando forem desafiados pela opinião pública. 

Então, para vencer o medo de contrariar a opinião pública, precisamos estar preparado. Ter argumentos para defender nossa fé e nosso posicionamento contra o pecado. Quando temos esses argumentos, podemos nos posicionar contra a opinião da maioria, com mais confiança. 

Tenha coragem de opinar contra a maioria. Não importa se todos estão falando que o Ronaldinho jogou mais que o Messi, se você acha que não, tenha coragem e diga “vocês só estão falando isso porque são brasileiros. O Messi foi muito mais decisivo. Qual é?”.

Confronte os pecados 

O medo de se posicionar contra a opinião pública tem gerado um grande problema para a igreja que é a absorção de pecados. O terceiro ídolo, deste estudo bíblico para adolescentes, que devemos derrubar é o medo de confrontar o pecado. 

As igrejas progressistas de hoje contextualizam o pecado e abrandam o pecado. Porém, com isso, estão levando milhões de pessoas para o inferno. Com medo de serem tachadas como “radicais”, igrejas estão aceitando o que é claramente condenado pela Bíblia como: 

  • Homossexualismo 
  • Vitimismo de grupos étnicos e raciais 
  • Posicionamento político contra a soberania de Israel 

Com ousadia, Elias se posicionou contra os profetas de Baal. 

E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará. 1 Reis 18:27 

Eu não sei você, mas eu não teria coragem de confrontar sozinho 450 pessoas. Porém, Elias sabia que os profetas de Baal estava levando Israel para o inferno. 

Você não precisa ser um “guerrilheiro” nas redes sociais para confrontar o pecado. O que você precisa fazer é ler a Bíblia, assumir seu compromisso com Deus e pedir para que o Espírito Santo te mostre discursos e ensinamentos que sejam contrários aos princípios de Deus. 

Permaneça na presença de Deus 

O quarto ponto que vamos analisar neste estudo bíblico para adolescente é que para não nos tornarmos idólatras de nós mesmos é permanecer nossa mente em Deus. 

E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. 1 Reis 18:42 

Mesmo após vencer os profetas de Baal, Elias manteve-se buscando a presença de Deus. O maior passo que podemos dar para vencer o nosso ídolo interior é buscar sempre a presença de Deus. Pois só assim somos orientados pelo seu Santo Espírito a identificar e combater o pecado. 

Resumo do estudo bíblico para adolescentes

Terminamos, então, nosso estudo bíblico para adolescentes, lembrando os quatro passos para vencer nosso ídolo interior: 

  1. Assuma a responsabilidade de seus erros 
  1. Não tenha medo da opinião pública 
  1. Confronte os pecados 
  1. Mantenha-se em Cristo 

Leia também: