Explicação de Isaías 9:6 para um culto da família
Fala a verdade, tem alguns versículos que a gente não entende muito bem, mas a gente tem vergonha de perguntar o significado pros outros, né? Por isso, acho importante você ler essa explicação de Isaías 9:6, um dos versículos mais conhecidos da Bíblia. E tem mais, como sou descendente de judeu, quero trazer algumas informações do judaísmo, sobre este versículo, que nenhum pregador ou pastor sabe.
Aqui lemos uma profecia sobre um rei que seria notável. Vamos analisar cada termo escrito por Isaías e entender como precisamos de Jesus para que possamos alcançar os benefícios de sermos seu herdeiro.
Acredito que essa explicação de Isaías 9:6 possa servir de base para uma pregação, ou um estudo, direcionado às famílias, principalmente em épocas próximas ao Natal e Páscoa. Porém, quero trazer também, uma reflexão sobre como este versículo é interpretado no judaísmo.
Estudo de Isaías 9:6 no judaísmo
A maioria dos pastores e pregadores não sabem, mas estudiosos judeus se dividem, basicamente, em duas interpretações distintas sobre este trecho. A maioria dos judeus não acredita que este trecho fale do Messias. Então, por que os cristãos acham que versículo é sobre Jesus? È o que vamos descobrir nessa explicação de Isaías 9:6.
Vamos, então, começar lendo o trecho.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6
Isaías, cujo nome significa “O Senhor salva”, foi um profeta que se destacou não só por suas profecias sobre o futuro, mas também por seu envolvimento ativo na política de seu tempo.
Isaías 9 é parte de uma série de profecias que começam no capítulo 7 e terminam no 12, oferecendo uma mistura de mensagens de julgamento e esperança. No início do capítulo 9, Isaías fala de uma grande luz que brilhará sobre um povo que vive em trevas, uma metáfora da esperança e libertação que viriam para Israel após um período de sofrimento e opressão. Esta passagem é frequentemente interpretada como uma promessa de libertação dos opressores assírios e um retorno à prosperidade e justiça sob um novo rei.
Explicação de Isaías 9:6 – o menino e o filho
Vou te contar um detalhe que pastores e pregadores não sabem: uma linha do judaísmo entende que o trecho não fala de um Messias, mas de um rei humano comum, que trará reino de paz a Israel. Outra linha entende que trata-se de Ezequias.
Porém, o rabino contemporâneo Baruch Korman explica que o termo filho é utilizado, nas Escrituras, para três situações distintas:
- Interpretação natural de um filho do sexo masculino
- Um servo (2 reis 6:1)
- Herdeiro (Daniel 7:13 e 14)
No terceiro caso, é como se fosse uma combinação entre filho natural e servo. A tradução em português, de Daniel 7:13 e 14, traz o termo Filho do Homem. Você sabia que na maioria das linhas teológicas do judaísmo, o messias é um homem comum e não tem divindade?
No entanto, Daniel diz que todos adorarão a este messias. Portanto, podemos concluir que se o Messias for interpretado como uma pessoa comum, isso seria uma idolatria e Deus não permitiria essa adoração. Portanto, o rabino Baruch Korman reforça que o Messias é divino. Teoricamente, o Messias poderia ser um homem sem pecado, ou um anjo sem máculas, mas isso não lhe daria a qualidade para ser nosso resgatador, sacrifício perfeito e digno de adoração.
Isso é importante para a nossa explicação de Isaías 9:6 porque nos permite identificar este menino, como um filho divino, pois a sequência da escritura traz termos como Deus Forte e Pai da Eternidade, que não seriam próprios para um rei comum.
Portanto, a explicação de Isaías 9:6 como uma referência ao Messias, com características divinas, é a mais adequada. Por outro lado, se Jesus não fosse humano, não poderia substituir o homem pecador.
Não pense que você é um homem pecador porque é homem. Você é pecador porque está decaído, e precisa de Jesus para te salvar dessa condição. Através do sacrifício de Jesus você tem a oportunidade de se tornar um novo homem.
Ainda que venha a pecar, um dia, na Eternidade, terá a oportunidade de ser perdoado para nunca mais pecar.
O governo está sobre seus ombros
Em seguida, lemos sobre o governo nos ombros deste rei, no caso Jesus. Curiosamente, todos os reinos deste mundo foram oferecidos a Jesus.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8 e 9
Embora Jesus não seja Senhor deste mundo, Ele será o governador do novo Céu e nova terra (Apocalipse 20:4 a 6 – Salmo 72 – Isaías 2:1 a 4 – Isaías 11 – Isaías 65:17 a 25 , Zacarias 14:6 a 21).
Existe algumas diferenças básicas entre os governantes deste mundo e o governo de Jesus.
- Os governantes deste mundo buscam algo seu. Jesus oferece para nós o que ninguém pode oferecer;
- Os governantes deste mundo estão cercados de servos. Jesus não veio para ser servido;
- Os governantes deste mundo buscam poder. Jesus lavou os pés dos discípulos;
- Os governantes deste mundo buscam novos territórios através de guerras e combates. Jesus no oferece paz e mansidão;
Essas são algumas diferenças entre o governo que satanás ofereceu a Jesus, e também nos oferece diariamente, com o governo que está sobre os ombros de Jesus.
Não busque os benefícios deste mundo. Gaste sua energia, seu empenho e entendimento em busca do governo de Jesus.
Explicação de Isaías 9:6 – Ele é Maravilhoso e Conselheiro
Jesus fez muitos milagres que deixaram as pessoas maravilhadas. Em nossa explicação de Isaías 9:6 podemos recordar, por exemplo dos milagres de Jesus, como a pesca maravilhosa, a cura do paralítico que foi carregado por seus amigos ou os cegos curados.
O que Jesus faz em nossas vidas é maravilhoso. Caminhar com Jesus nos deixa maravilhados com a forma que Ele nos trata, ainda que pecadores.
Em minha explicação de Isaías 9:6 quero associar a característica de “maravilhoso” com os feitos de Jesus em nossa vida. Quando olho para meu passado, posso ver como Ele foi Maravilhoso em vários aspectos. Jesus está disposto a fazer maravilhas em sua vida também.
Jesus não fica cansado em fazer milagres, pois ele não tem limites para isso e pode fazer muitos outros.
Os milagres de Jesus têm o fundamento de revelar sua divindade e as verdades bíblicas. Por isso, quando você caminha com Jesus, você verá como Ele é maravilhoso.
E uma grande maravilha que Ele faz é nos aconselhar. Por isso, achei melhor juntar essas duas características de Jesus: “Maravilhoso e Conselheiro”, pois elas caminham juntas.
O pecado entrou no mundo por causa de um conselho (da serpente). Jesus, porém, no aconselha corretamente. Quando nos apegamos a este maravilhoso Jesus, o Espírito Santo nos aconselha a tomar nossas decisões.
O conselho de Jesus produz justiça e santidade. O conselho de satanás produziu morte e pecado. A pergunta que faço é: quem é seu conselheiro?
Siga os conselhos de Jesus e veja como Ele é maravilhoso.
Deus forte
O termo Deus forte aqui não está relacionado com a força física, mas com o poder de fazer todas as coisas. Ou seja, o fato de ser Todo Poderoso. Embora algumas pessoas defendam que existe uma diferença entre “Deus Poderoso” e “Deus Todo Poderoso”. Biblicamente, não existe diferença. Os dois termos são usados para Deus Pai e para Jesus.
Ele tem todo o poder e pode nos dar força para superar nossas maiores adversidades.
Quando Paulo escreveu “tudo posso naquele que me fortalece”, a maioria das pessoas entendem que Paulo está dizendo “tudo posso alcançar” ou “tudo posso conquistar”. Porém, não é este o contexto. Ele está falando de suas aflições. É só você ler a Bíblia com atenção.
Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:11 a 13
Portanto, o que Paulo está dizendo é “tudo posso suportar”, pois Deus o fortalece. Nessa explicação de Isaías 9:6 quero reforçar que Deus é Deus forte, e pode te ajudar a suportar todas as coisas.
Pai da Eternidade
Outro termo importante, nessa explicação de Isaías 9:6 é que Deus, assim como Jesus e o Espírito Santo, é o Pai da Eternidade. Ele sempre existiu e sempre vai existir.
Quando os cientistas naturalistas tentam explicar a origem do universo, eles enfrentam um grande dilema. Antes do Big Bang, o tempo não existia. Então, tudo era atemporal e eterno. Por isso, a causa da origem, a “singularidade”, precisa ser um conceito eterno e atemporal. Como os naturalistas não acreditam em Deus, eles criam teorias sobre o que seria isso e não chegam a um consenso.
Deus, eterno, é a causa da origem de todas as coisas. Mais do que isso, toda sua criação traz impactos eternos.
Portanto, quando nos alinhamos com Jesus, nossa vida é impactada de forma eterna. A justiça de Jesus é eterna e atemporal. O pecado também é atemporal, pois o que era pecado desde a criação, ainda é pecado hoje.
Por isso, quando assumimos um compromisso com Jesus, precisamos entender que essa aliança precisa ser eterna e atemporal.
Principe da Paz
O termo em hebraico “shalom” tem uma conotação de paz muito mais ampla do que a ausência de guerra. Ele implica em, praticamente, uma situação perfeita, sem injustiça social, dores ou outros problemas naturais ao ser humano.
Quando nos alinhamos com Deus, ele nos garante essa paz que “o mundo não pode receber”. A paz em Cristo nos garante a certeza de que estamos alinhados aos conceitos justos e eternos.
Como vimos nessa explicação de Isaías 9:6 detalhada, Deus é Pai da Eternidade. Portanto, a Paz que Ele nos garante é eterna. Ainda nessa vida, apesar de nossas dores e lutas, podemos ter esperança de paz eterna porque este é o propósito de Deus.
Resumo da explicação de Isaías 9:6
Com o tempo, este versículo se tornou um dos mais conhecidos das Escrituras. Por isso, acho importante essa explicação de Isaías 9:6. Com tantos termos referentes ao Messias, podemos compreender por que Jesus carregou sobre si todos esses “Nomes”.
Ao mesmo tempo, o estudo destaca a importância de compreender a natureza de Jesus, enfatizando a natureza transformadora de Sua presença em nossas vidas. Ele não é apenas um governante terreno, mas o fundamento de uma paz duradoura e profunda que transcende o entendimento humano.
Quero concluir a explicação de Isaías 9:6, reforçando que este versículo é mais que um trecho bíblico, é uma janela da qual podemos enxergar o Messias e suas características.
Complemente seu estudo de Isaías 9:6
Se você gostou dessa explicação de Isaías 9:6, você pode gostar também dos seguintes estudos: