Casais

Palavra de Deus para o casamento – Mantenha o foco em Jesus

Quer manter o seu relacionamento conjugal forte? Então, essa palavra de Deus para o casamento vai abençoar a sua vida. Vamos mergulhar no texto de Hebreus 2 para descobrir por que muitos casamentos estão sendo destruídos.

Apesar de muitos cristãos frequentarem uma igreja e, inclusive, participarem das reuniões de casais de seu ministério, ainda assim cometem muitos erros que levam o casamento ao fracasso.

Acredito que isso acontece porque esses casais, na verdade, não estão comprometidos com Jesus. Ou, pelo menos, um dos envolvidos – marido ou esposa – não está levando o relacionamento com Deus a sério. Por isso, manter o foco em Jesus é essencial. Porém, isso é um compromisso individual.

Eu me converti em 2000. Desde então já vi muitos casais cristãos se separando, incluindo pastores. Minha observação é que quando um casal chega a este ponto é porque alguma coisa já estava dando errado há algum tempo.

É evidente que, quando tiramos o foco de Jesus, muitos aspectos de nossa vida entram em perigo, inclusive o casamento. Por isso, essa palavra de Deus para o casamento nos ensina, justamente, a permanecer em comunhão com Cristo. Vamos lá!

Permaneça firme em Jesus

Se você está lendo essa palavra de Deus para o casamento, suponho que você já seja um cristão. A carta aos hebreus foi escrita a um grupo de pessoas que já eram convertidos, porém que estavam se afastando da verdade.

Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Hebreus 2:1

A primeira expressão do capítulo é “por esta razão”, que indica uma causa. Na gramática portuguesa diríamos que sua função sintática é de locução conjuntiva casual. Sabemos que o texto original não foi escrito em português, mas a função é a mesma.

No primeiro capítulo de Hebreus o autor expõe a superioridade de Jesus aos anjos. Aqui, ele começa a reforçar que, por isso, devemos nos apegar aos ensinamentos de Jesus.

Muitas pessoas, com o tempo, mudam de cidade ou de igreja, por exemplo, e começam a se afastar das verdades ouvidas através de Jesus. Elas até podem ter um testemunho, uma experiência com Deus, mas, apesar disso, começam a se afastar da verdade.

O primeiro ponto dessa Palavra de Deus para o casamento é que devemos nos apegar cada vez mais à verdade de Jesus.

Não importa as reviravoltas que sua vida dê, mantenha-se às verdades ouvidas. Ou seja, continue frequentando uma igreja, lendo a Bíblia e praticando as verdades ensinadas por Jesus.

Porém, o que vemos hoje é muitas pessoas, incluindo pastores e líderes de igrejas, aceitando heresias em suas vidas e seu ministério. Hoje, em nome do “resgate da masculinidade bíblica”, há igrejas que promovem eventos com chopp e charuto. Uma iniciativa que, no meu entendimento, abre a porta para que a verdade bíblica seja desviada.

Jesus é maior que tudo

No trecho que lemos anteriormente, o autor reforça a ideia de que Jesus é maior que tudo. Este é um ponto importante para o nosso casamento. Jesus é maior que:

  • Opinião de Especialistas;
  • Sugestões de colegas de trabalho;
  • Opinião de mãe, sogra ou outros parentes.

Continuando nossa análise sobre essa palavra de Deus para o casamento, precisamos encher nosso relacionamento com a presença de Jesus.

Muitos casamentos terminam porque um dos cônjuges começa a se afastar de Deus. Não se compromete a frequentar uma igreja, diminui a leitura bíblica, as orações começam a se tornar raras. Assim, o relacionamento com Deus se esfria.

Quando essa conexão com Deus se esfria, nossa dedicação no casamento também diminui. Passamos a valorizar nossos desejos, nossa arrogância e nosso orgulho. Não perdoamos como antes, não reconhecemos nossas falhas e, assim, deixamos que o relacionamento comece a se romper.

Por isso, alimente sua vida espiritual com Jesus. Se você acender uma lareira, mas, depois de um tempo, deixar de colocar lenha, chega uma hora que ela se apaga. Da mesma forma, quando seu relacionamento com Deus começa a se esfriar, chega uma hora que ele não existe mais.

Não importa como esteja seu casamento, não se esqueça de alimentar sua vida com Jesus. E, se você for minimamente inteligente, incentive seu marido ou sua esposa a se abastecer de Jesus também.

Portanto, como lemos, Hebreus 2:1 reforça o cuidado para não nos desviarmos, ou seja, nos afastarmos da verdade. Isso é fundamental para o casamento.

Sem Jesus, nos tornamos ídolos de nós mesmos

Quando deixamos de nos alimentar espiritualmente de Jesus, começamos a nos encher de orgulho e vaidade. Não reconhecemos nossos erros, não aceitamos opiniões contrárias àquilo que desejamos crer, achamos que já sabemos tudo da Bíblia e sempre empurramos a culpa para os outros.

As filosofias atuais eliminam Deus e exaltam o homem. Portanto, cuidado com o que você ouve de amigos e especialistas.

Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? (…) Hebreus 2:3

Esse trecho nos alerta que existe uma sentença muito severa para quem se afasta de Jesus, depois de conhecer sua mensagem. Além disso, o orgulho é um dos principais meios de levar o homem ao fracasso.

Eva, por exemplo, ouviu a cobra dizer “você será como Deus”. Aqui começa o conceito do humanismo. Depois, a serpente disse que ela não morreria. Eva foi pressionada pela sugestão da cobra, mesmo sendo uma mentira. Portanto, não se deixe pressionar pela cultura da sociedade, pois ela mente. Nas redes sociais, temos medo de ser impopulares e cancelados e apoiamos causas populares, mesmo que sejam conflitantes com os ensinamentos bíblicos. Aceitamos tudo porque queremos ser aprovados pelos outros.

Não se engane: todo pecado será devidamente punido. Portanto, cuidado com seu posicionamento.

Se você quer manter seu casamento firme, lembre-se desta palavra de Deus para o casamento; se você negligenciar a salvação, não escapará do juízo. Portanto, mantenha seu relacionamento com Jesus firme, assim, você manterá seu casamento sob alicerces eternos.

Conclusão desta palavra de Deus para o casamento

Em Hebreus 2 lemos um lembrete importante para manter nosso foco em Jesus, que é maior do que tudo e todos. Aqui encontramos uma poderosa palavra de Deus para o casamento, pois sem Jesus, todos os padrões são subjetivos.

Não digo isso somente porque “eu acho isso”, mas, como mencionei antes, porque já vi muitos casamentos entre cristãos terminarem porque uma das pessoas, normalmente o marido, não mantém o foco em Jesus.

Se você “não se sente feliz” no casamento, acha que não está recebendo a “atenção que gostaria” ou tem qualquer outro argumento para justificar seu descontentamento no casamento, lembre-se que Jesus também passou por todo tipo de tribulação.

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. Hebreus 2:18

Você precisa dar o primeiro passo. Já vi muitos casais cristãos que ficam jogando a culpa um para o outro, porém, é muito fácil saber quem está realmente empenhado em manter a união e quem está, de fato, se entregando ao pecado.

Faça a sua parte. Como vimos nessa palavra de Deus para o casamento, mantenha seu foco em Jesus e confie naquele que é poderoso para socorrer você.

Se você quer complementar essa palavra de Deus para o casamento, recomendo que leia também: