Jovens e adolescentes

Como os jovens devem fazer o estudo da Palavra de maneira edificante 

Quer ensinar um jovem, ou grupo de jovens, a fazer o estudo da Palavra? Então, você precisa repassar alguns conceitos básicos sobre a Bíblia. O problema, é que, na verdade, nem a gente mesmo sabe por onde começar, não é verdade? Por isso, acho que este texto pode servir como um começo para que você estimule novos convertidos, jovens ou adolescentes a iniciarem o estudo da Palavras. 

Normalmente quando iniciamos a leitura da Bíblia, seguimos o padrão de todos os livros. Começamos do começo! Apesar de parecer uma boa ideia, talvez, para iniciar um estudo da Palavra pela primeira vez, o ideal seja começar pelo Novo Testamento. 

Vamos falar a verdade. Gênesis é até interessante, mas quando começam aquelas leis estranhas e difíceis de imaginar, a leitura começa a ficar maçante, não mesmo? Lembro quando eu me converti, na adolescência, e fui ler a Bíblia inteira pela primeira vez, que eu fiquei mais desanimado do que a defesa do Brasil contra a Alemanha em 2014. 

Chega uma hora que fica difícil entender as coisas, mesmo lendo uma versão mais moderna. 

Alguns estudiosos recomendam começar por João. Eu acho que a maior parte dos jovens pode começar por Mateus mesmo e ir até Apocalipse, normalmente, terminando assim, o Novo Testamento por completo. 

A leitura do Antigo Testamento é um pouco mais complicado porque não é totalmente linear, principalmente depois de Ester. Além disso, a maior parte das leis dos primeiros livros já não são válidos na Nova Aliança. Porém, o jovem deve ser motivado a ler tudo de forma concentrada, fazendo suas avaliações, tirando dúvidas e pesquisando assuntos difíceis. 

Para encorajar o jovem a fazer o estudo da Palavra, vale destacar algumas dicas valiosas, que eu separei. Vamos lá. 

A Bíblia não nos dá respostas diretas 

Quando fazemos o estudo da Palavra, precisamos buscar sabedoria, através do Espírito Santo, compreendendo a cultura e contexto das Escrituras. Existem muitas pessoas que leem a Bíblia, mas não a compreendem, e logo desistem. 

A primeira regra básica é ler uma versão mais moderna, como Nova Tradução na Linguagem de Hoje ou a Nova Versão Internacional. Porém, não recomendo essas versões para um estudo da Palavra mais profundo, pois elas são um pouco mais distantes do original. No entanto, ela nos dá clareza de costumes da época e o contexto de algumas passagens. 

Lembra que Jesus ensinava por parábolas e os fariseus não entendiam. Pois é! A Bíblia também funciona um pouco assim. Sem ajuda do Espírito Santo, muitas passagens podem nos deixar confusos. Por isso, é importante lembrar que a Bíblia não nos dá respostas diretas.  

Então, como fazer o estudo da Palavra? 

Por isso, quando você lê Provérbios, Eclesiastes ou Salmos, por exemplo, encontra dicas diferentes para a mesma situação. Pois Deus vai nos orientar a tomar atitudes diferentes, dependendo do contexto.  

Às vezes, devemos nos calar e esperar. Outras vezes, devemos falar e agir. Só com a sabedoria do Espírito Santo, tomaremos a atitude certa. Portanto, ao fazer o estudo da Palavra, é importante que o jovem perceba essas orientações, que parecem conflitantes, mas que, na verdade, nos ajuda a agir conforme diferentes situações. 

Você já deve ter visto algum filme de Kung Fu ou karatê, certo? Se nunca viu, saiba que todos eles tem uma coisa em comum: as informações são passadas no começo do filme. As informações parecem misteriosas e sem sentido. 

Porém, no desenrolar do filme, o personagem principal passa por situações que o fazem lembrar daqueles ensinamentos aprendidos antes. 

Da mesma forma, a Bíblia nos passa informações que podem parecem sem sentido, mas, na hora certa, o Espírito Santo vai nos ajudar a colocá-la em prática. Por isso, não se preocupe quando ficar confuso em seu estudo da Palavra. Na hora certa, você saberá colocá-la em prática. 

Dedique-se 

Outro aspecto importante ao fazer o estudo da Palavra é que para compreender os detalhes da Bíblia você vai levar tempo. Você vai ter que ler e estudar várias vezes a mesma passagem.  

Hoje em dia, com as redes sociais e o Youtube, eu diria que você vai ver muitos estudos e pregações sobre o mesmo tema, a mesma passagem. O volume de informações é bom, mas tome cuidado para que isso não lhe cause o contrário, confusão. 

Por isso, é importante você frequentar uma igreja e aprender suas linhas teológicas. A frequência em sua igreja o fará compreender como seus líderes interpretam uma determinada passagem ou como se posicionam em algumas situações. 

A sabedoria não é um simples acúmulo de conhecimento, mas o uso correto, na hora certa, deste conhecimento. Então, encher-se de conhecimento é bom, mas saber como e quando usá-lo é fundamental. 

Quando surgirem dúvidas em seu estudo da Palavra, a primeira opção é sempre pensar em sua igreja, em seus líderes. 

Não vise resultados rápidos 

Por fim, vamos concluir este guia sobre o estudo da Palavra ressaltando que não devemos ficar ansiosos. Às vezes, vemos pregadores e teólogos, na igreja ou nas redes sociais, cheios de conhecimento e sabedoria, que ficamos ansiosos para sermos como eles. 

Hoje em dia, com o acesso à informação de forma fácil e ágil, podemos nos tornar meros “replicantes” de conteúdo da internet.  

Então, ao fazer o estudo da Palavra. Não seja ansioso em terminar logo. Faça seu estudo aos poucos, leia com atenção, use diferentes versões e lembre-se que a pressa produz conteúdo superficial e, muitas vezes, equivocado. 

O fast food pode até ser gostoso, mas todos sabem o mal que ele causa à saúde. A comida caseira, com aquela carne que fica de um dia para o outro marinando, é sempre melhor.  

Você terá anos de aprendizado pela frente. Se dedique ao estudo da Palavra com calma e profundidade. 

Como fazer seu estudo da Palavra edificante 

Portanto, se você quer incentivar um jovem a fazer seu primeiro estudo da Palavra, lembre-se destes conselhos: 

Escolha uma versão mais moderna. Porém, aos poucos, vá escolhendo modelos mais literais, assim, você consegue analisar um texto mais próximo do original. 

Não se preocupe com orientações conflitantes: a Bíblia não dá respostas diretas e únicas. A Bíblia nos dá diversas possibilidades de agir em uma situação e o Espírito Santo é que vai te direcionar a usar a passagem correta na hora certa. 

Leia com sabedoria e calma: Não busque soluções rápidas e não seja ansioso. Faça seu estudo da Palavra com calma, com tempo para pesquisar e refletir. 

Leia também