Jovens e adolescentes

Estudo sobre o altar do tabernáculo – Cuidado com as heresias 

Neste estudo sobre o altar do tabernáculo e a pia de bronze, veremos como não podemos deixar de buscar uma vida santa. Se você está procurando uma explicação sobre os objetos do tabernáculo, este estudo vai te ajudar a entender os conceitos principais. No entanto, mais do que um estudo sobre a utilidade de cada utensílio, podemos aprender um pouco sobre os ensinamentos práticos que estes itens nos trazem. 

Acredito que esta é um ótimo estudo bíblico para jovens e adolescentes, por conter informações que, normalmente, não aprendemos nos cultos convencionais. Além disso, o aprendizado prático tem tudo ver com a geração mais moderna, que precisa lidar com uma quantidade incomum de informações e de ideologias que contradizem a Bíblia, muitas vezes vindo dos próprios cristãos. 

Vamos analisar a pia de bronze e o altar do tabernáculo de Moisés. 

Como você lida com as informações diárias? 

Atualmente, recebemos uma avalanche de informações todos os dias, através das redes sociais, portais de notícias e dos meios tradicionais como televisão e jornal. Os hábitos estão mudando de uma geração para outra. Os jovens atuais já quase não assistem televisão ou leem jornais, por exemplo. Hábitos que eram indispensáveis há uma ou duas gerações. 

Agora, consome-se conteúdo em podcast, vídeos no Youtube, séries “a la carte” e informações rápidas. São poucos os jovens que se interessam em ler matérias longas. Em geral, leem pequenos trechos de uma matéria aqui, “recompartilham” um trecho de uma matéria que alguém compartilhou e assim vão criando suas opiniões. 

Da mesma forma, os jovens cristãos aceitam heresias porque assistem um trecho de um vídeo de um pastor X falou uma coisa, o influencer cristão Y defendeu também e, aí, criam suas opiniões. Não se preocupam em estudar a Bíblia e não querem ser contrariados, então, é mais fácil aceitar qualquer discurso herege disfarçado de “amor e tolerância”. 

O altar do tabernáculo 

É aí que entra a figura do altar do tabernáculo, pois este utensílio era o primeiro objeto visualizado por quem entrava no tabernáculo. O altar era direcionado para o nascer do sol. 

Ali eram feitos os sacrifícios de quem buscava o perdão dos pecados. Ao entrar na área externa do tabernáculo a primeira visão era de morte. E o que o altar do tabernáculo tem a ver com a nossa vida? Para responder a essa pergunta, precisamos entender a analogia do santuário com a nossa vida. 

Em linhas gerais, o tabernáculo era o local onde os sacerdotes buscavam a face de Deus. Hoje, através da nova aliança, todo cristão faz parte do sacerdócio real (1 Pedro 2:9). No tabernáculo, o sacrifício era o “primeiro passo” rumo à presença de Deus. 

O altar do tabernáculo na Nova Aliança 

Da mesma forma, na nova aliança, a primeira etapa na busca pela comunhão com Deus é o sacrifício. Sabemos que Jesus é o sacrifício perfeito que permite achegarmos ao Pai. 

Porém, a Bíblia também ensina que devemos morrer para nós mesmos (Romanos 6:11 e Marcos 8:34-35, entre outras passagens). Por isso, a figura do altar do tabernáculo nos traz a conotação de que devemos morrer para nossas próprias vontades e desejos para buscarmos a face do Senhor. 

Por isso, mais importante do que ter uma opinião e ficar “vomitando” seus pensamentos nas redes sociais, é morrer para si mesmo e viver para Cristo, em defesa de Cristo. 

O que o altar do tabernáculo no ensina é que para manter comunhão com Deus, precisamos matar nossa vontade da carne, inclusive a vontade de querer dar opinião em tudo, em assuntos que não dominamos e em defesa do que “pensamos”. 

Antes de postar, ou repostar, algo pense bem a necessidade disso e o quanto essa publicação vai, de fato, contribuir para o Reino de Deus. 

O altar do tabernáculo feito de madeira de acácia, representando a natureza humana, com quatro chifres em volta dele, representando autoridade, assim como que os quatro cantos da terra estão cheios de pecados. 

Assim, você precisa filtrar suas atitudes e sacrificar seu querer, para não aceitar as heresias deste mundo, cheio de pecados, como atitudes normais. 

A pia de bronze 

Além do altar do tabernáculo, outro objeto importante era a pia de bronze. Os sacerdotes precisavam lavar mãos e pés para entrarem no santuário. Essa purificação era um requisito para a comunhão com Deus. 

Ainda hoje, precisamos ser purificados para chegar a essa comunhão. Porém, essa purificação deve ser feita através da leitura bíblica. 

Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. João 15:3 

O bronze ou o cobre eram os principais materiais na produção dos espelhos da época, pois o uso de vidro para criar espelhos mais parecidos como os atuais só foi introduzido a partir do Século I depois de Cristo. Portanto, o espelho de bronze, ou cobre, refletia uma imagem turfa. Por isso, lemos em Jó 37:18 sobre o espelho fundido, e imagem turfa do espelho de 1 Coríntios 13:12. 

A pia de bronze aponta para a purificação necessária para entrar na presença de Deus. Embora Cristo nos garanta a purificação perfeita, através da Palavra devemos buscar essa limpeza constante. 

Um detalhe importante é que o altar foi construído a partir do espelho derretido das mulheres. O que podemos refletir sobre isso é que nossas vaidades precisam ser purificadas.  

Como você age e reage em suas redes sociais, símbolo atual de vaidade e orgulho, precisa seguir um padrão de purificação. 

“Quem não tem pecado atire a primeira pedra” 

Essa frase tornou-se comum entre os cristãos de hoje, com a finalidade de aceitar o pecado de todos, com a desculpa de que todos nós temos nossos pecados e Deus nos ama assim mesmo. Uma heresia cada vez mais dentro das igrejas. 

O medo de confrontar os “chifres” (domínio) do mundo, muitos cristãos preferem aceitar o pecado de tudo e de todos, mas o que aprendemos com o altar do tabernáculo e a pia de bronze é que precisamos de purificação para manter comunhão com o Senhor. 

Em Apocalipse, João escreve aos cristãos de Sardes. 

Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. Apocalipse 3:4 

Aqui lemos que você é responsável por manter suas vestes não contaminadas. 

Para buscar intimidade com Deus, pense no altar do tabernáculo e na pia de bronze e busque santidade, purifique-se no sangue do cordeiro e na Palavra de Deus. Caso contrário, sua comunhão com Deus será à distância, sem a intimidade do Santo dos Santos, onde somos renovados e refrigerados. 

Leia também: