História de Davi infantil: saiba esperar Deus agir
Nesta história de Davi infantil vamos aprender como é importante esperar Deus agir. Em determinados momentos da vida, precisamos ter paciência, e a história de Davi infantil que preparei é ideal para você falar sobre isso com as crianças.
Quando eu preparei esta aula sobre a história de Davi infantil, estávamos seguindo uma sequência sobre Davi esta era a última aula. Para este resumo de aula, você pode ler 2 Samuel 2:1 até 2 Samuel 5:5 e mais o trecho de 2 Samuel 7:1 a 17.
Se você é professor do ministério infantil em sua igreja, você pode utilizar este modelo para terminar sua história sobre a vida de Davi, mas também pode dar essa história como uma aula avulsa, para falar sobre esperar. Outra sugestão, é utilizar esta aula para falar sobre paciência como parte do fruto do espírito.
Então, vamos ao resumo desta história de Davi infantil
Introdução
Hoje vamos aprender sobre a vida de Davi e ver como ele teve paciência para esperar Deus agir. Desde pequeno, Davi já havia sido ungido rei de Israel, pelo profeta Samuel. Porém, o rei de Israel naquela época era Saul.
Depois de ser ungido rei, Davi lutou e venceu o gigante Golias e passou a trabalhar na casa de Saul. Com o tempo, o povo começou a demonstrar muito respeito a Davi e isso causou inveja no rei Saul, que o tentou matar. Davi teve que fugir e, por duas vezes, poupou a vida da Saul.
Depois disso, Davi continuou vivendo fora de Israel, até que o rei Saul morreu. Então, Deus orientou Davi a voltar para Israel. Davi foi viver em Hebrom, uma cidade na região de Judá.
A história de Davi infantil
Ao chegar em Hebrom, os moradores de Judá receberam Davi muito bem e escolheram ele para ser rei de Judá, que era apenas uma parte do reino de Israel.
Enquanto isso, um soldado do rei Saul, chamado Abner, correu para fazer Isbosete, filho de Saul, rei de Israel. El pegou Isbosete, apresentou-o às autoridades das tribos e logo fez com que ele fosse reconhecido rei.
Abner fez isso porque tinha muito prestígio com o rei Saul e queria manter este prestígio. Ele acreditava que se Davi virasse rei, ele perderia seu prestígio.
O soldado Abner motivou um conflito entre os soldados de Isbosete e Davi; e os soldados de Davi saíram vitoriosos. Pouco tempo depois, Abner discutiu com Isbosete e decidiu que mudaria de lado e foi fazer aliança com Davi.
Depois que Abner foi conversar com Davi para fazer uma aliança, um dos soldados de Davi, chamado Joabe fez um plano e matou Abner.
Algum tempo depois, Isbosete também morreu e os líderes de Israel se reuniram com Davi e decidiram que daquele dia em diante, Davi seria o rei de Israel.
Conclusão
Assim, Davi passou a ser rei de todas as tribos de Israel. Algum tempo depois, Davi decidiu que gostaria de construir um tempo de adoração a Deus. Então, ele foi conversar com o profeta Natã.
Naquele dia, Deus falou com Natã de madrugada. Deus avisou que o templo não seria construído por Davi, mas por seu filho. Davi, então, não construiu o templo, mas preparou o caminho para que seu filho Salomão concretizasse este sonho.
Aprendizado
Com essa história de Davi infantil, quando eu dei a aula para as crianças de minha igreja, separei três pontos, destacando a importância de saber esperar.
1- Não perturbe as pessoas
Abner ficou impaciente e ansioso depois da morte de Saul. Ele que agilizou as coisas para que Isbosete fosse reconhecido rei, depois foi conversar com Davi, voltou para Isbosete, discutiu com o rei e, em seguida, voltou a falar com Davi.
Neste vai e vem, Aber criou um inimigo, Joabe, que acabou matando-o. Se Abner soubesse esperar, sem ficar impaciente, talvez, não tivesse um final tão triste.
Isso aconteceu porque ele não soube esperar e tentou resolver as coisas de seu jeito; falou com Isbosete, reuniu os líderes de Israel e foi conversar com Davi. Ou seja, ele começou a envolver um monte de gente em seus planos. Tudo isso porque estava ansioso.
Muitas vezes, quando ficamos ansiosos para resolver alguma coisa, começamos a perturbar um monte de gente. Portanto, tome cuidado para não ficar impaciente e começar a perturbar as pessoas, pois isso só prejudica a você mesmo.
2- Você precisa estar preparado
Outro ponto importante dessa história de Davi infantil é que Davi passou por diversas situações até se tornar rei. Desde quando era pastor, ele enfrentou urso, leão, depois enfrentou Golias, ficou um tempo fugindo de Saul e quando foi eleito rei, começou a reinar apenas em uma parte de Israel, na tribo de Judá.
Depois de tudo isso é que Davi virou rei em toda a nação de Israel. Tudo o que aconteceu com Davi foi um processo de aprendizagem. Dessa forma, quando ele se tornou rei, foi um rei justo e que sabia confiar em Deus, pois ele já havia passado por muitas situações difíceis. Até alcançar a bênção de Deus, Davi teve que passar por um longo processo de aprendizagem.
Na nossa vida também passamos por muitos processos de aprendizagem e isso requer paciência. Se você quiser virar um profissional, por exemplo, antes, você precisa passar pela faculdade. Para dirigir, você precisa, antes, completar 18 anos e fazer algumas provas.
Do mesmo modo, para alcançar a bênção de Deus em sua vida, tenha paciência para passar por diversos processos de aprendizagem.
3- Alguns planos de Deus são para seus filhos
A terceira coisa que aprendemos nessa história de Davi infantil é que Davi queria construir o templo, mas Deus o avisou que não seria ele que construiria o edifício, mas sim seu filho.
Davi queria muito uma coisa, que Deus disse não. Ele teve que ter paciência para entender que o sonho que ele tinha de construir um templo não seria feito por ele, mas por seu filho.
Desde crianças, precisamos ter fé para que Deus possa agir em nossa vida. Porém, alguns dos propósitos de Deus podem ser demorados e precisamos saber esperar. Muitas vezes, alguns de nossos sonhos só serão realizados pelos nossos filhos.
Leia também: