Ministério Infantil

Gênesis 18:14 – Sirva a Deus para receber suas promessas 

Já sentiu que tiraram de você sua última gota de energia? Esta reflexão sobre Gênesis 18:14 nos ensina que devemos servir a Deus com todas as nossas forças para receber suas promessas. Quando fiz um estudo bíblico sobre Gênesis 18:14 que falava sobre servir a Deus, logo, vi que era uma palavra que seria muito útil muito bem para quem trabalha no ministério infantil. Pois este é um trabalho que exige muito de cada professor. 

Precisamos elaborar as aulas, planejar material visual entre outras coisas. E muitas vezes nos desanimamos, quando parece que este esforço todo não tem resultado, principalmente, quando a criança não tem pais não convertidos, ou que não são firmes na fé. 

Porém, servindo no ministério infantil há mais de 20 anos, posso garantir que este é um trabalho que vale a pena. Pois não se tratar apenas de colher frutos, mas de servir a Deus de coração, independente de vermos seus frutos. Vamos então, iniciar essa reflexão. 

Hoje em dia tem mais pregações ou músicas sobre as promessas de Deus do que mosca no final da feira. No entanto, receber as promessas de Deus está sempre vinculado com servi-lo. Quando lemos Deuteronômio, Josué ou Juízes, por exemplo, lemos repetidas vezes frases como “se me servirem serão abençoados, mas se deixarem de obedecer a essas Palavras, seus inimigos prevalecerão”. Existem, então uma condição entre promessas e servir a Deus. 

O contexto de Gênesis 18:14 

E como eu sou generoso, quero te “dar uma letra”. Embora não seja o alvo desta reflexão de Gênesis 18:14, é importante salientar que muitos teólogos consideram os três homens como uma aparição de Deus em sua Santíssima Trindade, pois o termo usado no primeiro versículo é “YHWH”, que é o termo mais sagrado para referir-se a Deus. 

Para refletirmos sobre Gênesis 18:14, vamos dar uma lida desde o primeiro versículo. 

Assim que começamos a ler Gênesis 18, lemos que Abraão estava em Manre, nas redondezas de Hebrom. Na verdade, a cidade pode ser considerada como parte de Hebrom, local de muitos acontecimentos bíblicos importantes. Voltando a Gênesis 13:8, lemos que foi neste lugar que Abraão fixou residência por um período de sua vida e, ali, construiu um altar para o Senhor. 

Depois, apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. Gênesis 18:1 

O que eu achei interessante aqui é que Abraão, apesar de ser um nômade, como grande parte das pessoas eram naquela época, principalmente na região, onde morava, ele teve uma ligação forte com este lugar, um lugar de adoração. 

Não seja apenas um simpatizante

Hoje em dia, é muito comum vermos “evangélicos sem igreja”. Eu diria que são simpatizantes da fé, mas não participantes. Pois fazer membro do corpo de Cristo é fundamental para termos parte de suas heranças e promessas.  Tô ligado que isso desagrada muita gente, mas é a verdade.

Posso dizer isso com convicção, pois já fui um “evangélico itinerante”, pois eu vivia mudando de igreja. E o que eu aprendi com isso, é que sem fixar um local de congregação, nunca estaremos servindo com dedicação total.  

Muita gente, assim como eu nesta época, gostaria de ouvir que não precisamos de uma igreja fixa para servir ou para receber as promessas de Deus. Mas eu aprendi que eu estava errado. Não quero me aprofundar sobre este tema neste estudo, mas quero apenas reforçar que para servir a Deus, você precisa decidir onde congregar e, assim, também fará parte de um povo que recebe as promessas de Deus. 

Servir no ministério infantil exige responsabilidade, pois estamos trabalhando com os filhos dos outros, por isso, é importante estar em uma igreja onde todos nos conhecem e nós conhecemos os outros também. Isso evita desgastes e situações de desentendimento. 

Sirva com urgência 

Quando você ouve a sirene da ambulância, você logo sai da frente, certo? Da mesma forma, precisamos servir a Deus com urgência, com entusiasmo. Muitas vezes, escolhemos fazer “qualquer coisa” para desencargo de consciência. Abraão, assim que viu os três homens chegando, se colocou em prontidão para servir. 

E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. E, vendo- os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra, Gênesis 18:2 

No decorrer da vida, muitas vezes, não sentimos necessidade em servir a Deus. Falamos que não temos tempo, ou que já estamos ocupados com outras coisas e deixamos para servir a Deus depois, mais tarde. 

Em Gênesis 18 lemos que Abraão fez tudo com pressa, com boa vontade para demonstrar logo àqueles homens, que ele estava pronto para servir. 

Quando Jesus chamou seus discípulos, também deixou claro que devemos segui-lo o mais rápido possível. 

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no. Mateus 4:19-20  

Servir a Deus é um ato de fé e confiança. Muitas vezes cantamos que queremos que as promessas de Deus se cumpram em nossa vida, mas não nos colocamos à disposição em servi-lo. 

Abraão, principal personagem de nosso estudo de Gênesis 18:14, é frequentemente citado como o pai da fé. Deus prometeu a ele uma grande nação e terra, e Abraão obedeceu prontamente, deixando sua terra natal. Ao ler o livro de Gênesis percebemos que sua fé e obediência foram recompensadas com as promessas de Deus (Gênesis 12:1-3). 

Muitas pessoas não querem trabalhar no ministério infantil de sua igreja porque não tem estrutura, ou porque não tem outras pessoas para ajudar. Só querem o filé mignon. Porém, devemos iniciar a obra o quanto antes, e Deus nos recompensará. 

Como gerar frutos, conforme Gênesis 18

Outro aspecto que aprendi ao estudar Gênesis 18:14 é que devemos gerar frutos. Trabalhar no ministério infantil é complicado porque nem sempre sabemos se o trabalho que fizemos deu frutos ou não. As crianças crescem, mudam de igreja e, dessa forma, não conseguimos acompanhar o desenvolvimento da fé dessas pessoas. 

Porém, isso não deve nos impedir de fazer a obra. Para que Isaque fosse gerado, Abraão e Sara tiveram que fazer a parte deles. Antes disso, eles tentaram resolver as coisas como queriam, e Abraão teve um filho com sua serva Hagar. Porém, esta não era a promessa de Deus. Eles tentaram gerar frutos como achavam melhor. 

Para gerar frutos e para ver Deus agir, como em Gênesis 18:14, precisamos fazer nossa parte. 

Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gênesis 18:14 

Acho que este versículo tem muito significado para quem trabalha no ministério infantil, como eu, por causa do termo “ao tempo determinado”. Não sabemos quando o nosso trabalho terá efeitos, mas confiando em Deus e servindo com prontidão, Deus fará os frutos nascerem no tempo determinado. 

Leia também: