Não cometa os mesmos erros de Jeroboão
Arrepende-te, varão! Neste esboço de pregação de arrependimento, vamos analisar a história de Jeroboão, narrada em 1 Reis 14. Se você quer uma devocional pessoal ou um estudo bíblico que nos ensine sobre os perigos da falta de arrependimento, então este estudo pode te ajudar. Aqui, eu fiz uma breve análise da vida de Jeroboão, evidenciando os erros que ele cometeu ao não se arrepender e, ainda por cima, tentar ocultar seus erros de Deus.
Na prática, muitas vezes, nos comportamos como Jeroboão e tentamos esconder nossos pecados, ou então, justificamos nossos erros tentando tirar a nossa responsabilidade sobre nossos atos. Ao ler o texto de 1 Reis 14, lemos uma série de atitudes absurdas que o rei cometeu, as quais devemos evitar.
Lembra quando o professor te usava como exemplo sobre o COMO NÃO SE COMPORTAR? Vamos fazer isso agora, mas não com você, com Jeroboão (ufa).
Quem foi Jeroboão?
Você não sabe quem foi Jeroboão? Não esquenta, quase ninguém sabe. Aliás, eu mesmo nem lembrava dele antes de montar esse estudo.
Filho de Salomão, Jeroboão foi o primeiro rei do norte de Israel, após a divisão do reino. Jeroboão instituiu, em Israel a idolatria em duas cidades, Dã e Betel. Ele fez isso para impedir que seu povo fosse a Jerusalém, que ficava na parte sul, que recebeu o nome de reino de Judá.
Sob o comando de Jeroboão, Israel viveu momentos de conflitos com seus vizinhos. Além disso, ele também sempre foi resistente aos profetas que lhe acusavam de idolatria.
Para manter a idolatria, ele nomeou sacerdotes que não eram da linhagem de Levi, algo que infligia claramente os mandamentos dados a Moisés.
Agora que você já tem um breve panorama sobre quem foi Jeroboão, só quero lembrar que houve ainda, outro rei chamado Jeroboão (também, um nome lindo desse), que também não foi temente a Deus. Nosso estudo, hoje, no entanto, é sobre o primeiro rei Jeroboão.
Agora, vamos dar uma analisada em 1 Reis 14 para aprender o que o pecado de Jeroboão pode nos ensinar.
A doença do filho de Jeroboão
A narrativa de 1 Reis 14 começa com a revelação de que o filho do rei Jeroboão estava doente.
Naquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão. 1Reis 14:1
Este acontecimento poderia ter levado Jeroboão ao arrependimento. Ele até busca, como veremos na sequência, a ajuda de um profeta. Porém, ele não queria uma orientação de Deus, queria apenas uma previsão do futuro, como se o profeta fosse uma cartomante. Aliás, aproveito para ressaltar que um profeta não é apenas o que fica “prevendo o futuro”, mas é aquele que revela a Palavra de Deus.
Então, se você acha que o profeta é só aquele que começa 89% das suas frases com “eis que te digo”, está enganado.
Jeroboão, porém, não queria ouvir uma possível mensagem de correção. Queria apenas uma previsão do futuro. A enfermidade de seu filho poderia gerar o arrependimento em Jeroboão, mas ele manteve seu coração duro.
Algumas vezes, em nossa vida, Deus nos dá a oportunidade do arrependimento, mas a gente rejeita. E, algumas vezes, isso acontece através de um acontecimento triste que nos faz refletir sobre nossa fé: pode ser um período de desemprego, o falecimento de um familiar, uma crise emocional ou outras situações como essas.
Portanto, não desperdice as oportunidades que Deus te dá para o arrependimento. Muitas vezes, os momentos de crise nos levam a perceber que precisamos nos aproximar de Deus. Não desperdice esses momentos! Você jogaria fora um bilhete da loteria premiado? A oportunidade de arrependimento é esse bilhete.
Não se esconda de Deus
Sabe quando a criança se vira pra parede e acha que está se escondendo? Tentar se esconder de Deus é a mesma coisa. Pior que Jeroboão tentou fazer isso. Na sequência, lemos que esse cara pediu que sua esposa se disfarçasse, para que o profeta não lhe reconhecesse.
Disse este a sua mulher: Dispõe-te, agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual a meu respeito disse que eu seria rei sobre este povo. 1Reis 14:2
De certa forma, podemos deduzir que Jeroboão sabia muito bem que era pecador. Aliás, essa é a interpretação que o Talmude (compilação de estudos de rabinos) nos traz. Porém, ele tinha medo de receber a repreensão de Deus.
Da mesma forma, muitas vezes desejamos esconder nossos pecados. Por isso, vemos muitas pessoas esfriarem sua fé, pois não querem reconhecer e nem se arrepender de seus erros.
O Midrash judaico (literatura judaica que interpreta as Escrituras), por exemplo, destaca esta passagem como um claro exemplo de como nossos disfarces nunca enganam a Deus. A verdadeira intenção de nosso coração nunca será oculta diante do Onisciente Deus.
Não abra as portas para o mau
Quando Jesus ensina que quando um demônio sai da vida de alguém, mas essa pessoa volta a abrir as portas para o mau, outros sete demônios retornam. Observando a vida de muitas pessoas que se desviaram da fé, desde que me converti, testemunho essa realidade.
E acredito que isso tenha a ver com essa falta de arrependimento. Se você não se arrepende de um pecado, não aceita a correção, logo deixa de ir na igreja e de ter comunhão com os irmãos, pois você não quer ninguém te corrigindo.
Depois disso, a tendência é buscar “opiniões, estudos e interpretações” que concordem com o seu pecado. Então, cada vez mais, na tentativa de se convencer de que seu pecado é aceitável, você aceita mais e mais pecados. Assim, abre as portas para os males em sua vida. E, o pior, é que você vai ficando cada vez mais cego sobre seus pecados, a ponto de se rejeitar qualquer coisa que tenha relação com a Bíblia, Jesus ou a igreja.
Portanto, não cometa o erro de Jeroboão de tentar disfarçar seu pecado de Deus. Aceite a correção.
Aceite a correção
Deixa de ser cabeça dura. Na sequência de 1 Reis 14, lemos que o profeta logo corrigiu a esposa de Jeroboão.
Ouvindo Aías o ruído de seus pés, quando ela entrava pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que finges assim? Pois estou encarregado de te dizer duras novas. 1Reis 14:6
A sociedade nos leva a aceitar o pecado como normal. Vivemos em um período no qual as pessoas não aceitam limites e correções. Todos querem viver alimentando suas carnes e tudo o que lhe é dito contra este desejo é rejeitado, rotulado de fundamentalista, fascista ou radical.
Um grande desafio de enfrentar o pecado é que, muitas vezes, o pecado é “bom” ou “gostoso”. Por isso, não queremos ser confrontados. Por isso, eu gosto de dizer que a Bíblia é, sim, ofensiva, pois ela ofende nosso pecado, e o expõe de forma indefensável.
A morte do filho de Jeroboão
Vamos concluir este estudo sobre as consequências do pecado de Jeroboão refletindo sobre a morte de seu filho.
Então, a mulher de Jeroboão se levantou, foi e chegou a Tirza; chegando ela ao limiar da casa, morreu o menino. 1Reis 14:17
Apesar da nossa resistência em aceitar que o pecado de uma pessoa possa ter consequência na vida de outras, devemos entender que isso é uma realidade. O que a Bíblia ensina, na verdade, é que os filhos não levam a culpa dos pecados dos pais.
A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Ezequiel 18:20
No caso de Jeroboão, estudiosos, como David Guzik e o Midrash judaico, indicam que a morte do filho acabou sendo, na verdade, um livramento para o menino.
De qualquer forma, o que quero ressaltar neste esboço de pregação é que nosso pecado sempre gera problemas para outras pessoas e se espalha por diversas áreas de nossa vida.
Por exemplo, fumar não é um problema só seu, falar palavrão ou ver pornografia não é um pecado pessoal, que não dá problemas para outras pessoas. Nosso pecado sempre recai sobre pessoas que estão ao nosso redor. Portanto, não abra as portas para pecados escondidos.
Não desperdice sua oportunidade
Termino este estudo refletindo sobre o que aprendemos no começo:
- Não desperdice sua oportunidade de arrependimento
Lá no começo de 1 Reis 14, se Jeroboão tivesse procurado o profeta para se arrepender ou para ser orientado sobre como deveria proceder, seu futuro seria outro. O rei, no entanto, preferiu esconder-se de Deus e continuar no pecado.
Se você está passando por alguma dificuldade hoje, lembre-se que esta pode ser a oportunidade que Deus está te dando para fortalecer sua fé e arrepender-se de alguns pecados que você insiste em cometer.
O que mais você aprendeu sobre a vida de Jeroboão? O que mais você gostaria de compartilhar conosco sobre este estudo? Deixe um comentário e abençoe a vida de outros leitores.
Leia também