Davi e Absalão: Espere o agir de Deus e Ele te livrará
Às vezes, esperar Deus agir parece mais cansativo do que esperar o marido arrumar a torneira, né? A história de Davi e Absalão nos ensina muito sobre esperar Deus agir em nossa vida. Se você quer um estudo bíblico sobre estas duas pessoas, ou que te ensina sobre a importância de esperar em Deus, então, esta devocional vai te ajudar.
Certa vez, eu fui preparar uma aula para o ministério infantil sobre essa história, que começa em 2 Samuel 14 e segue até 2 Samuel 18, e aprendi muito sobre Davi e Absalão. Essa história pode nos ensinar sobre diversas áreas de nossas vidas e uma delas é sobre confiar em Deus.
Portanto, se você quer fazer uma devocional, ou preparar um estudo sobre esperar em Deus, leia esta nossa devocional com atenção.
A popularidade de Absalão
Sabe aquela pessoa que chama a atenção por onde passa? Ao ler sobre Absalão, podemos observar que ele era um homem que chamava a atenção, por sua aparência.
Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça, não havia nele defeito algum. 2Samuel 14:25
O cara não era fraco não. Porém, ele também começou a agir de forma que agradava a população.
Também Absalão se levantou pela manhã e parava a uma banda do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? E dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; então, Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava. E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim, furtava Absalão o coração dos homens de Israel. 2 Samuel 15:2-6
Aqui fica claro como Absalão agia. Porém, ele fazia isso com intenção de se tornar popular. Assim, ele poderia causar rebelião contra seu pai Davi. O povo, ou grande parte dele, se mostrou atraído por Absalão.
Assim, sua beleza e sua forma de falar, “furtava o coração das pessoas” e Absalão se tornava mais popular. Aqui está nossa primeira lição sobre Davi e Absalão. Enquanto Davi se tornava velho e comum, Absalão se tornava mais popular.
Será que foi por causa de Absalão que fizeram aquele ditado: “por fora bela viola, por dentro, pão bolorento?”. Vai saber…
Não se engane pela popularidade
O povo se enganou por algo que era popular. O cristão precisa tomar cuidado para que sua conduta não seja tomada apenas com a intenção de ser popular, ou daquilo que é popular. Ganhar likes nas redes sociais é fácil: basta postar o que os outros querem ver.
Infelizmente, já vi muitos cristãos agirem contra a Bíblia para apoiarem conceitos e ideologias “populares”. Assim, também se enganam pelo populismo de políticos, por exemplo.
O discurso de “amor a todos”, ou de intelectualidade atrai muitas pessoas. Porém, muitas vezes estes discursos apoiam ideais que não são bíblicos, como aborto, homossexualismo ou não disciplinar os filhos. Assim começam a adotar posturas cada vez mais profanas e não percebem, achando que ainda são bons cristãos.
Sem perceber, muitos cristãos seguem o que é popular sem filtrar o que segue os ensinamentos bíblicos e o que é contra o que a Bíblia diz, exatamente como aconteceu na história de Davi e Absalão.
Filmes, músicas, canais no Youtube, danças nos aplicativos e outras formas de comportamento atraem, principalmente, os mais jovens, com o brilho da popularidade. E assim, cada vez mais cristãos são enganados pela opinião pública. Por isso, se você quer ver Deus agir em sua vida, não se engane pela popularidade.
Como diz um rap gospel: o diabo bate palma enquanto vê você no vício. Ou seja, o aplauso dos outros não significa nada.
A fuga de Davi. Absalão marcha para a capital
Davi fugindo de uma batalha contra o próprio filho não se parece muito com aquela imagem de Davi vencendo Golias, né? Na continuação da história de Davi e Absalão, podemos ler que Davi fugiu de Jerusalém para não se atacado por Absalão.
E subiu Davi pela subida das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar. 2 Samuel 15:30
Caso Davi e Absalão batalhassem em Jerusalém, provavelmente o filho de Davi sairia vitorioso. Então, Davi resolveu fugir. Mais tarde, em um campo de batalha desconhecido por Absalão, o exército do experiente Davi saiu vitorioso.
Porque ali se estendeu a batalha sobre a face de toda aquela terra; e foram mais os do povo que consumiu o bosque do que os que a espada consumiu, naquele dia. 2 Samuel 18:8
Aqui, o aprendemos sobre Davi e Absalão é que Davi venceu porque sabia que lutar em Jerusalém seria seu ponto fraco.
Reconheça suas fraquezas
Se você quer ver Deus agir em sua vida, assim como lemos na história de Davi e Absalão, saiba reconhecer suas fraquezas.
Não tente parecer que você não tem dificuldades para lutar contra o pecado, ou que você consegue administrar tudo o que vem em suas mãos. Reconhecer suas fraquezas é um ponto importante para que Deus possa agir em sua vida.
Portanto, quando precisa que Deus aja em sua vida, sempre reflita sobre suas fraquezas espirituais, e peça para Deus te ajudar a superar as adversidades em suas fraquezas.
Se você está aproveitando as redes sociais para ficar vendo mulher de biquíni, por exemplo, sai fora! Melhor desfazer sua conta.
A morte de Absalão
Na sequência da história de Davi e Absalão, lemos que o jovem aspirante a rei morreu de forma inusitada, depois de ficar preso pelos cabelos.
E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo da espessura dos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante. 2 Samuel 18:9
Depois disso, Joabe e outras dez pessoas aproveitaram a ocasião e matar o filho de Davi.
Não deixe que sua qualidade se torne sua inimiga
Qual sua maior qualidade? Não estou falando de tocar gaita com os olhos ou fazer um pudim inteiro desaparecer em um minuto. Estou falando daquilo que, no fundo, te deixa um pouco orgulhoso.
O cabelo que, como vimos antes, era um fator de destaque de Absalão, Porém, aquilo que era uma de suas qualidades acabou se tornando seu inimigo. Muitas vezes somos enganados pelas nossas próprias qualidades. Aquilo que é u fator positivo em nós, nos enche de orgulho e vaidade. Aos poucos, nos tornamos o tipo de pessoa que, antes, não gostávamos.
Já vi isso acontecer muitas vezes, desde que me converti em 2000. Pessoas que deixaram a fé, ou caíram feio, porque não souberam controlar aquilo que era uma qualidade.
Já vi pessoas que eram populares e simpáticas, mas que se encheram de vaidade e cometeram adultério, por exemplo. Assim como pessoas inteligentes e espertas, que abandonaram a igreja porque começaram a achar que estavam todos errados e só elas certas. Em alguns casos, essas pessoas ainda se dizem cristãs, mas não conseguem frequentar uma igreja porque não conseguem ser submissas.
Não importa se você é uma pessoa simpática, humilde, inteligente ou, até mesmo, que conheça bastante a Bíblia. Assim como aconteceu na história de Davi e Absalão, não deixe que sua qualidade seja uma armadilha para você.
Quer ver Deus agir na sua vida? Então não confie em suas próprias qualidades.
Davi e Absalão nos ensinam a confiar em Deus
O que aprendemos nesta devocional de Davi e Absalão é que para confiar em Deus e ver Deus agir em nossa vida devemos seguir estes três princípios:
- Não se engane pela popularidade
- Reconheça suas fraquezas
- Não deixe que sua qualidade se torne sua inimiga
Então, agora que você já refletiu sobre esses conceitos, recomendo que leia a história de Davi e Absalão em 2 Samuel, a partir do capítulo 14 versículo 25 até 2 Samuel 18.
Leia também: