Estudo de Gênesis 24 – Como manter seu casamento abençoado
Hoje em dia é mais fácil ver casais se separando do que achar ídolos na terra dos filisteus. Até mesmo na igreja. Parece que virou moda. Por isso, este estudo de Gênesis 24 importante para todo casal. Vamos descobrir como a Bíblia nos orienta a ter um casamento abençoado.
Se você é casado, tenho certeza que você não vai querer entrar para o time dos divorciados, né? Então, leia este estudo de Gênesis 24 com atenção. No texto que o servo de Abraão encontra Rebeca vamos encontrar quatro para que o seu casamento não passe por tantas tribulações. Este é um excelente texto para quem quer montar um sermão para casais ou para quem deseja fazer uma devocional para seu próprio relacionamento.
A vida de casado não é fácil, não verdade? Com o tempo, filhos, preocupações, seu time na Série B e outros fatores externos, alguns problemas surgem, mas isso não é motivo para você arrancar seus cabelos (se é que ainda tem algum).
Se você confia em Deus, então saiba que a vontade de Deus é que o casamento seja uma bênção par a você e não um motivo de lamento.
Para este estudo de Gênesis 24, recomendo que você, depois, leia o capitulo até o versículo 26. Quer saber, como renovar seu contrato com o time do “casados e felizes”? Então, vamos lá!
Introdução do estudo de Gênesis 24
Antes de começar nosso estudo de Gênesis 24, você precisa saber que o casamento tem uma relação direta com o Reino de Deus. Você já deve ter ouvido falar da parábola das dez virgens, ou da parábola do banquete de casamento ou que os maridos devem amar sua esposa como Cristo amou a igreja. Além disso, Jesus também se identificou como um noivo.
Então os discípulos de João aproximaram-se dele e perguntaram: ‘Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, mas os teus discípulos não jejuam?’ Jesus respondeu: ‘Podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão. Mateus 9:14 e 15
Portanto, o casamento deve ser um assunto muito sério em sua vida. O casamento só pode ser blindado das forças externas quando estamos conectados com o Reino.
Repare como o divórcio se popularizou, até mesmo entre os evangélicos. O que era raridade antigamente, hoje em dia é comum. Mesmo observando apenas os casais convertidos, vejo cada vez mais divórcios acontecendo.
Me converti em 2000 e, de lá pra cá, tenho a percepção de que o divórcio entre pessoas cristãs tem se tornado mais comum. Além disso, quem se divorcia uma vez, normalmente se divorcia uma segunda vez. Acho que depois do primeiro divórcio, a pessoa considera um segundo divórcio com mais facilidade, sem traumas.
Por isso, o relacionamento precisa ser vinculado com o Reino. Precisamos apoiar nossa vida no Reino de Deus. Quando deixamos de viver sob o temor do Senhor, todas as áreas de nossas vidas estão abertas para a heresia.
O casal precisa seguir a mesma fé
Começando o estudo de Gênesis 24, lemos Abraão pedindo que seu servo faça uma promessa para ele. Então, o servo põe a mão sob a coxa de Abraão (estranho isso, né? Mas era assim que se faziam juramentos naquela época. Nada de protocolos ou advogados, bem mais simples, é?) , que pede:
“(…) não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito; 4mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho. Gênesis 24:3 e 4.
Abraão sabe que no casamento, um absorve a forma de pensar do outro. É comum que maridos comecem a agir e pensar como a esposa e vice versa. Claro que não em tudo o que faze, mas em algumas coisas sim.
E Abraão não queria que seu filho se casasse com uma mulher daquelas terras porque temia que isso levasse seu filho à idolatria. Então, Abraão se preocupa em buscar para seu filho uma mulher que também seguisse os princípios do único Deus.
Ao fazer este estudo de Gênesis 24 aprendi que isso nos ensina que marido e mulher precisam se alimentar espiritualmente. A esposa precisa incentivar o marido a ir à igreja, o marido precisa ser a referência de homem de Deus em casa e assim por diante.
Quanto mais o casal se afasta de Deus, mais perto ficam de costumes hereges, como pornografia, egoísmo, vingança e indiferença.
Sirva o cônjuge
Na sequência, de nosso estudo de Gênesis 24, vamos ver que Rebeca ofereceu água aos camelos Precisamos fazer mais do que “nossa parte”. Precisamos ir além.
E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a a todos os camelos. Gênesis 24:20
O servo sabia que seria comum que a mulher lhe oferecesse água. Porém, não seria comum a mulher oferecer água aos camelos também. Afinal, isso daria muito trabalho. E, convenhamos, ninguém quer trabalho extra, né?
Porém, Rebeca estava disposta a ser gentil e fez mais do que se esperava dela. Antes que você pense “é minha esposa não faz isso”, pense no quanto você se dedica ao seu lar.
Fazer mais do que se espera de você, de acordo com este estudo de Gênesis 24, não são apenas tarefas físicas, mas emocionais e espirituais também. Pense nessas questões:
- Você se esforça para mudar seu temperamento?
- Você se dedica em deixar sua esposa, ou seu marido, emocionalmente estável?
- Você se esforça para que vocês vivam em comunhão em uma igreja?
- Você se empenha para que o lar seja um lugar agradável para todos?
Essas são apenas alguns pontos que devemos refletir com frequência. Antes de sair julgando e condenando o outro, devemos refletir sobre o quanto nos empenhamos em servir.
Estudo de Gênesis 24 – Esteja na presença de Deus
O servo reconhece todo o trajeto como um plano de Deus. Devemos nos manter na presença de Deus, em adoração, em obediência. Vamos ler o trecho final de nosso estudo de Gênesis 24.
Então, se inclinou o homem e adorou ao Senhor. Gênesis 24:26
De acordo com estudos rabínicos (dos judeus mais tradicionais), o servo de Abraão não cria no único Deus até esta jornada, pois, logo no começo do texto, vemos que ele não acredita plenamente que iria encontrar uma mulher conforme as determinações de Abraão.
Porém, no decorrer de sua missão, ele se manteve submisso ao Deus de seu senhor, Abraão. Então, quando ele percebe que toda sua jornada, Deus o abençoou, ele adora a Deus.
Concordando ou não com este ponto de vista, vemos o servo adorando ao Senhor quando sua jornada parece ter sido concluída. Para que nosso casamento se mantenha firme, precisamos nos manter na presença de Deus.
Longe de Deus, nosso velho homem toma conta de Deus. Abrimos as portas para a inveja, luxúria, ira, zombarias e muitas outras maldades. Afinal, quando um demônio encontra uma casa vazia para habitar, traz consigo sete “amiguinhos” com ele (Mateus 12:43-45).
Então, não importam as circunstâncias e motivos, não deixe de buscar ao Senhor e sua justiça. Fazendo isso, você estará abandonando seu próprio casamento.
Confira outros estudos em nosso site, que fazem sucesso: