Família

1 Samuel 17 – 3 princípios para derrotar gigantes 

Todo mundo acha que pode vencer Golias, mas quando aparece uma barata sai gritando. Em 1 Samuel 17 lemos sobre o combate entre Davi e Golias. Você está passando por desafios gigantes em sua vida? Então, leia este texto com atenção e peça a Deus para que ele te mostre o caminho da superação. 

Neste texto vamos refletir sobre três princípios que levaram Davi à vitória. Recomendo que, após a leitura deste texto, você leia 1 Samuel 17 com calma, prestando atenção nos detalhes do comportamento de Davi. 

Às vezes a gente acha que seria mais fácil derrotar Golias do que alguns problemas da nossa vida, como tristezas, desafios, perdas, emoções negativas, medos e traumas. Estes são alguns gigantes que enfrentamos e enfrentaremos em nossa vida. A história de Davi e Golias, em 1 Samuel 17, pode nos dar algumas dicas. 

Antes de sair atacando pedra nos outros, leia esse estudo com atenção.

Até o combate com Golias, Davi teve quatro conversas diferentes. 

  1. Soldados 
  1. Eliabe, seu irmão 
  1. Saul, o rei 
  1. O próprio Golias 

Analisando essas conversas podemos analisar estes três princípios para vencer os gigantes. Vamos lá, então. 

1- Tire o foco do problema 

Sabe quando você está vendo televisão e uma mosca pousa na tela, aí você perde totalmente o foco do que estava vendo? Isso acontece porque começamos a focar apenas o problema da situação. Ao ler 1 Samuel 17 podemos perceber que a primeira fala de Davi aparece apenas no versículo 26, confira: 

Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? ‘- 1Samuel 17:26 

Enquanto todos olhavam para Golias, Davi queria saber qual seria a recompensa para quem o vencesse. 

Quando passamos por momentos difíceis, focamos tanto o problema, que não percebemos as oportunidades que surgem. Não é fácil vencer gigantes, mas precisamos mudar um pouco o foco ou a perspectiva. 

Gigantes emocionais, financeiros ou físicos, por exemplo, não são fáceis de serem derrotados. Porém, quanto mais focamos no problema, mais angustiados e ansioso ficamos. 

Muitos problemas são mais sérios do que uma mosca na televisão. Eles tiram nosso sono, nos deixam irritados e, muitas vezes, nos levam a pecar em alguma área. 

Portanto, quando os gigantes tirarem o seu sono, faça como Davi, aqui em 1 Samuel 17, e tire o foco do problema. Tente pensar a longo prazo. Como você viverá após superar o problema. 

Ore e peça a Deus forças para que você entenda como vencer o gigante. Ocupe sua mente com outras coisas, tente não ficar tanto tempo em casa, converse com os irmãos da igreja, participe dos cultos e, aos poucos, Deus vai te dando direção. 

2- Não ouça quem não conhece sua história 

imagine você pedindo a um estranho para escrever um livro sobre a sua vida. Seria estranho. Ao conversar com Eliabe, Davi ouve o seguinte: 

Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. 1Samuel 17:28 

Eliabe julga que Davi foi até ali apenas para ver a derrota dos israelitas. Eliabe não conhecia o coração de Davi, por isso, o achava presunçoso, convencido. Porém, Davi estava ali cumprindo ordens do seu pai, Jessé, como lemos no começo de 1 Samuel 17, no começo da história de Davi e Golias. 

Quando você tiver confiança em superar seu gigante, algumas pessoas vão te achar presunçoso e convencido, mas eles não sabem que você está apenas seguindo uma ordem de seu Pai e Senhor. 

Davi conversa com Saul 

Se você acha que Eliabe já foi chatão, calma que teve mais. Davi volta a ser menosprezado na sua terceira conversa, desta vez com o rei.  

Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. 1Samuel 17:33 

Saul não conhecia o histórico de Davi e não sabia que o pequeno rapaz já havia vencido ursos e leões.  

Saul sabia que ninguém havia vencido Golias, então, julgou que Davi também não poderia vencer. Algumas pessoas vão te desanimar dizendo que você não pode vencer seu gigante porque outras pessoas enfrentaram o mesmo gigante e não venceram. 

Só você sabe quais outros desafios você superou em sua vida e como eles te fortalecem para enfrentar desafios dos quais outras pessoas não conseguiram superar.  Por isso, quando tentarem de desanimar, olhe para trás em lembre-se de tantas vezes que Deus o fez superar outros desafios.  

Não que você seja o He-Man, mas Deus já te deu forças para superar outros desafios, não é verdade?

3- Sua vitória é para honrar a Deus e não você mesmo 

Antes que você poste uma selfie com filtro de Homem de Ferro, se liga nesse segredo. Quando Davi foi enfrentar Golias, deixou claro que o gigante estava, na verdade, desafiando Deus e não somente os israelitas. 

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 1Samuel 17:45  

Repare que no final do versículo, lemos “a quem tens afrontado”. Davi não toma as dores para si. Ele não toma as ofensas de Golias contra si, mas entende que a questão era que Golias estava zombando de Deus. 

Não pense que você consegue superar problemas porque você é especial, ou para você “esfregar na cara dos outros” sua conquista contra aqueles que apostaram contra você. 

Sua conquista deve exaltar Deus somente.  Saiba diferenciar aquilo que servirá para te encher de orgulho e vaidade daquilo que vai glorificar a Deus. 

Não vai achando que você é a Rebeca Andrade e que só superou seus desafios porque sabe dar piruetas carpadas sem ajuda de ninguém.

Resumo 1 Samuel 17 

Neste capítulo, lemos uma das histórias mais emblemáticas da Bíblia, a luta entre Davi e Golias. Todos sabem o que aconteceu naquele dia, porém, quando os gigantes aparecem em nossa vida, dificilmente conseguimos agir como Davi. 

Espero que esta reflexão sobre 1 Samuel 17 te ajude a vencer os gigantes em sua vida. Lembre-se portanto destes três princípios: 

  1. Tire o foco do problema 
  1. Não ouça quem não conhece sua história 
  1. Sua vitória é para honrar a Deus e não a você mesmo 

Leia também: